fbpx

Até 98% de Redução na Conta de Energia: Como Isso é Possível?

4 minutos para ler
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

A energia solar tem mostrado a sua eficiência para a humanidade. Além de contribuir para a queda na utilização de fontes não renováveis na geração de energia, diminui consideravelmente os custos financeiros. Por exemplo, muitos consumidores ficam felizes ao perceber a redução na conta de energia elétrica.

Mas como entender a economia gerada por um sistema solar? Neste artigo, ajudaremos você a fazer essa matemática. Acompanhe!

Como a energia solar ajuda na economia financeira?

Para entender a real economia gerada pelos painéis solares, uma série de fatores precisam ser levados em consideração. No entanto, alguns deles, como o clima, torna difícil alcançar a exatidão nesse cálculo. Porém, há um consenso nessa área de que a economia alcançada pode variar entre 50 e 98%, quando comparada com os custos vindos da energia elétrica.

A razão para essa redução é simples. Sabemos que no Brasil, as hidroelétricas são as principais geradoras da energia consumida pela população. Porém, dependendo do nível das bacias hidrográficas, essa produção fica mais cara. Por exemplo, quando a média de chuvas é abaixo do normal, o valor do KWh (Killowatt-hora) sobe consideravelmente.

Acrescente a isso, a série de tributos fiscais impostos pelo governo sobre a produção da energia elétrica. Por outro lado, a energia solar recebe vários incentivos fiscais que reduzem os custos com a sua geração. E como ela depende de uma fonte rica e inesgotável em nosso país – a luz solar – o consumidor não sente o impacto de um crescimento constante de tarifas.

Outro fator que fomenta a economia é o retorno sobre o investimento (payback). Nesse caso, leva-se em consideração o custo total com a instalação e a produção média mensal do sistema solar. Normalmente, o consumidor obtém o payback dos gastos com a instalação entre 5 a 8 anos.

Mas como calcular matematicamente esse retorno? Por meio de uma fórmula simples: payback (meses) = investimento (R$) / energia gerada (KWh/mês) x valor da tarifa. Outro cálculo importante é a da rentabilidade adquirida pelo sistema solar. Nesse caso, usa-se a fórmula: rentabilidade = economia/investimento.

Por que uma empresa especializada pode ajudar na redução da conta de energia elétrica?

Para obter as vantagens do sistema solar, é essencial contar com a ajuda de uma empresa especializada. Uma vez que ficará mais fácil entender o tipo de material, a ser utilizado no painel solar, que gerará mais economia para o consumidor.

Outra vantagem é receber um treinamento de como aumentar a vida útil do equipamento solar e calcular o retorno sobre o investimento. Além disso, a empresa pode ensinar ao cliente como alcançar a eficiência energética por meio da troca por aparelhos e lâmpadas que consomem menos energia.

Sem falar do monitoramento e da manutenção de toda a estrutura de geração de energia solar. Dessa forma, eleva-se a vida útil e evita o desperdício de energia. Com o tempo, a dependência das concessionárias de energia elétrica ficará cada vez menor.

Como vimos, a redução da conta de consumo é uma realidade no universo da energia solar. Por isso, a melhor escolha é ingressar no mundo das energias renováveis. O resultado é a satisfação de contribuir para o bem-estar da natureza e a diminuição dos gastos financeiros.

O que achou de nosso artigo? Entendeu como a energia solar atua na redução da conta de consumo? Então, veja 4 razões pelas quais a energia solar beneficia sua pequena empresa!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×
Posts relacionados

Deixe um comentário

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×