fbpx

O que Acontece se o Inversor Solar Falhar?

4 minutos para ler
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Os sistemas de energia solar são construídos para durar e projetados para produzir eletricidade solar de maneira confiável por 25 anos ou mais. Em alguns casos, porém, os componentes individuais desse sistema podem funcionar mal ou quebrar completamente. Se você instalou a energia solar, o que fazer se o seu inversor solar falhar?

O que fazer se o inversor solar não funcionar?

Não é comum que os equipamentos solares apresentem falhas, mas, caso isso ocorra, é importante saber o que fazer. Nessa situação, o melhor é recorrer a empresa que fez a instalação dos painéis fotovoltaicos. Pois ela está familiarizada com a natureza do seu sistema e com as especificidades do equipamento.

Essa empresa pode ajudar a diagnosticar qual é o problema, determinar um plano de ação e solicitar qualquer equipamento de substituição. É importante ressaltar que, algumas ou todas, falhas no equipamento solar são cobertas pela garantia da empresa implantadora de usina solar ou do fabricante do equipamento.

Conforme explicado em mais detalhes anteriormente sobre inversores solares, fique atento à instalação e às garantias para as várias peças do equipamento solar.  Curiosamente, a maioria dos problemas com equipamentos é descoberto logo após a instalação do sistema de energia solar.

A princípio, há a possibilidade de que o equipamento esteja com defeito. Se isso ocorrer, entre em contato com a empresa que o instalou para agendar um horário e substituí-lo caso não volta a funcionar corretamente.

Como diagnosticar diferentes problemas no inversor?

Existem medidas que podem ser adotadas para ajudar a empresa solar a diagnosticar qual é o problema no equipamento. Um dos fatores a considerar é a estimativa de produção para o sistema de energia solar. Esse índice está abaixo ou acima do esperado? Há algum registro?

Se a resposta não for uma produção registrada, o problema pode ser tão simples quanto o seu inversor perder a conectividade com a internet. Esta é a falha mais comum dos inversores, podendo ser solucionada por uma orientação pelo telefone.

Por outro lado, caso a produção do sistema de energia solar seja menor do que esperado, ou do que no passado, em condições climáticas semelhantes, verifique se o aplicativo de monitoramento fornece informações sobre a produção dos painéis solares individuais.

A maioria das instalações solares no país inclui eletrônica de potência em nível de módulo (inversores ou otimizadores em cada painel). Por isso, seu aplicativo de consumo solar pode fornecer dados sobre o desempenho dos diversos painéis, inversores ou otimizadores específicos. Dessa forma, você consegue identificar exatamente onde está o problema.

Por fim, se nenhum desses diagnósticos rápidos detectarem o problema, a falha talvez venha de um local específico. Por exemplo, no grande inversor central ou na caixa de junção incluída em um sistema micro inversor.

Em qualquer um dos três eventos, sua empresa de energia solar resolverá o problema. Por reconectar o inversor à internet ou trabalhar proativamente com o fabricante do equipamento para substituir a peça defeituosa.

O que perguntar ao seu instalador solar sobre manutenção?

Durante a instalação do painel fotovoltaico, há algumas perguntas importantes a serem feitas para orientá-lo diante de alguma falha no equipamento.

O maior questionamento é sobre garantias de mão de obra da empresa fornecedora de energia solar, bem como de cada peça do equipamento instalado.

É importante ressaltar que, em alguns casos, pode haver uma incompatibilidade entre as garantias dos diferentes componentes incluídos na sua instalação. Por exemplo, os painéis solares podem ter uma garantia maior do que os inversores.

Sendo assim, pergunte aos fornecedores quem é responsável pela manutenção. Além disso, indague sobre a sua função na conexão e na interface com os fabricantes de equipamentos solares.

À medida que a qualidade do equipamento solar aumenta, a probabilidade de falha do sistema diminui. Porém, o mais importante é encontrar um fornecedor confiável que entregue produtos e serviços de qualidade.

Desse modo, você terá um equipamento em bom funcionamento e a tranquilidade de um suporte especializado.

O que achou do nosso artigo? Entendeu o que fazer caso o inversor solar apresente falhas? Se precisar de um sistema solar confiável, entre em contato com nossos especialistas clicando aqui.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×
Posts relacionados

Deixe um comentário

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×