fbpx

Os Aparelhos que Mais Consomem Energia em um Imóvel

4 minutos para ler
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Nos últimos anos, por várias razões, houve um grande impulso na procura por eficiência energética. Tudo isso faz parte de um esforço para cuidar do meio ambiente, mas também de manter as moradias mais seguras e sustentáveis, além de economizar dinheiro na conta de luz – que contém tarifas bem caras. Afinal, no conceito de eficiência energética, os aparelhos que consomem energia em excesso são substituídos por outros mais econômicos.

Como evitar o desperdício de energia elétrica?

Como dito, desperdiçar energia em casa prejudica o meio ambiente e custa caro no fim do mês. Se você checar, por exemplo, as contas de luz do ano passado, talvez fique surpreso com a perda desnecessária de energia. Como você pode combater essa prática?

A melhor maneira de obter eficiência no uso da energia é por meio da adoção de painéis solares. O motivo disso é que a energia produzida por esse equipamento é limpa, renovável e ilimitada.

Outra excelente atitude é substituir os eletrodomésticos menos econômicos por aqueles com melhor eficiência energética.

Após isso, você perceberá uma grande diferença no consumo. Uma vez que, muitos aparelhos exigem um nível alto de potência energética. Em alguns casos, até mesmo quando não estão sendo utilizados.

Quais são os aparelhos que mais consomem energia?

Porém, para realizar a migração para eletrodomésticos mais eficientes no consumo de energia, é preciso identificá-los. A seguir, elencaremos alguns deles.

Ar-condicionado

Esse aparelho poder ser considerado o maior consumidor de energia! Por isso, evite deixá-lo em funcionamento o dia inteiro ou fazê-lo alternar entre as temperaturas mais altas. Pelo contrário, prefira uma temperatura mediana. Dessa forma, você curtirá um clima ameno e economizará na conta de luz.

Aquecedor de Água

Similar ao ar-condicionado, o aquecedor de água também consome muita energia. Principalmente, se a temperatura da água for alta e a drenagem feita com frequência. O melhor a fazer é estipular um limite de tempo para o uso e preferir temperaturas médias.

Lavadora e Secadora

Sem dúvida, a lavadora e a secadora consomem bastante energia. Por isso, opte pelas marcas com boa eficiência energética. Alguns cuidados, como a limpeza do filtro, podem contribuir na economia energética, pois ajudam esses aparelhos a trabalharem melhor.

Aquecedor de Ambiente

Os aquecedores custam menos dinheiro do que o sistema de ar-condicionado. Porém, quando usados por muito tempo e em grandes ambientes, os custos com a energia podem ser similares.

Novamente, é preciso ter consciência na utilização desse aparelho por reduzir o tempo de sua atividade e temperatura. Lembre-se também de desligá-lo e desconectá-lo quando não estiver em uso, pois o modo stand by também consome energia.

Geladeira

Na verdade, a geladeira gasta menos energia do que a maioria dos aparelhos. No entanto, é um dos únicos em sua casa que precisa funcionar 24 horas por dia e sete dias por semana. A troca da sua geladeira por uma versão com eficiência energética certamente será recompensada. E, para elevar ainda mais a economia, você pode estabelecer uma temperatura mais moderada.

De acordo com um artigo do portal de notícias G1, a instalação de um sistema de energia solar residencial proporciona uma economia de até 98% na conta de luz. Sem dúvida, é uma maneira eficiente de reduzir custos e colaborar com o meio ambiente.

Quando estiver pronto para a economia sustentável e renovável, recomendamos o nosso parceiro Eu Gero Energia que fará uma avaliação em sua residência, apresentará a diminuição dos gastos e apontará o investimento a ser realizado.

O que achou de nosso artigo? Gostou de conhecer os aparelhos que mais consomem energia elétrica? Descubra agora se você gasta muita energia elétrica em sua residência.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×
Posts relacionados

Deixe um comentário

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×