fbpx

Você Gasta Muito com Energia Elétrica em Sua Residência?

4 minutos para ler
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Dificilmente você vai encontrar uma pessoa que esteja satisfeita com o valor da conta de energia da casa dela. Todos os meses a chegada da fatura é sempre um elemento surpresa, sempre achamos que gastamos mais do que deveríamos nas nossas contas de energia elétrica.

Mas fique sabendo que se a sua conta de energia te custa entre R$200 e R$350 por mês, você está dentro da média de consumo da maioria dos brasileiros.

Agora, imagina se a sua conta de energia tivesse um valor fixo todos os meses? Você saberia exatamente quanto vai te custar a conta de energia todos os meses!

Isso é o que está acontecendo com milhares de pessoas pelo Brasil, que decidiram optar por instalar um sistema de energia solar fotovoltaica em suas casas.

A energia solar é uma fonte renovável de energia e que você pode utilizar na sua casa, para reduzir os seus custos com energia.

Pense uma residência que utiliza ar-condicionado, geladeira, freezer, ferro de passar, chuveiro elétrico, liquidificador, máquina de lavar roupas, aquecedor e qualquer outra função que demanda energia?

Deve tomar um susto quando chega a conta, até porque o preço da eletricidade não é fixa no Brasil, sofrendo variações com reajustes de tarifas e variações também nas chamadas bandeiras, que mudam de acordo com a capacidade do país de gerar energia pelas hidrelétricas e termelétricas.

Esse susto com a variação do preço da eletricidade não chega para quem gera a própria energia com painéis fotovoltaicos, pois eles garantem economias de até 98% na conta de energia de uma casa.

Características de uma usina solar na sua casa

Uma usina solar fotovoltaica residencial deve fornecer energia elétrica suficiente para atender a todos os requisitos de energia de uma casa.

A usina fotovoltaica vai fornecer energia para operar sistemas de iluminação, aparelhos domésticos, equipamentos como computadores, refrigeradores, ventiladores, ar condicionado, TVs, entre outros.

O funcionamento de uma usina solar doméstica?

Quando a luz solar incide sobre os painéis solares, é absorvida pelas células fotovoltaicas e os semicondutores de silício nas células convertem a energia solar em energia elétrica através do efeito fotovoltaico.

A energia AC é enviada para a rede elétrica da casa, que por sua vez pode alimentar todos os aplicativos necessários.

Tipos de usina solar utilizados em residências

O custo da usina solar em casa depende do seu tamanho e tipo. Existem dois tipos de usinas de energia solar – fora da rede e conectadas à rede.

Um sistema fora da rede é um sistema independente e não conectado à rede principal. Neste sistema, a energia solar gerada é armazenada em baterias (conhecidas como baterias de ciclo diferentes das usadas em automóveis). A energia CC armazenada nas baterias é convertida em energia CA por um inversor.

Um sistema conectado à rede é aquele que não usa baterias, mas apenas um inversor. Tipicamente, um sistema conectado à rede é governado por uma política estatuária envolvendo “net metering” em que o sistema registra o excesso de energia elétrica gerada além do uso pela casa que é alimenta à rede.

Nesse sistema, o usuário doméstico não precisa se preocupar com o cálculo do tamanho da usina, pois qualquer excesso de energia gerada, gera receita e qualquer déficit é compensado pelo fornecimento da rede.

Uma usina solar residencial fora da rede é um excelente recurso de economia de custos planejados adequadamente e é capaz de reembolsar o investimento inicial nos primeiros 5 anos de operação por meio de economia da conta de luz.

Uma usina solar residencial conectado à rede é um recurso de economia de custos, bem como um sistema de geração de receita quando planejado com a obtenção de receita como um objetivo.

No entanto, enquanto as Uma usinas fora da rede são independentes da rede principal, os sistemas de estão sujeitos às regulamentações do provedor de fornecimento de energia e governo.

Assim, os usuários podem escolher um sistema adequado, dependendo das circunstâncias predominantes.

A E-sol Brasil pode ajudá-lo na melhor escolha nas opções de energia solar para sua residência.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×
Posts relacionados

Deixe um comentário

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×