fbpx

Você produz Cerveja? A Energia Solar pode te Ajudar

4 minutos para ler
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Várias cervejarias já estão utilizando Energia Solar para reduzir seus custos com energia elétrica na produção da cerveja e em seus custos gerais de energia.

A produção de cervejas tomou conta de todo o Brasil, com cervejas artesanais dos mais variados tipos, sendo feitas em processos caseiros e também em pequenas empresas, que configuram as micro cervejarias. Essa produção é um processo intensivo com uso de recursos como água, ingredientes e energia elétrica.

De acordo com algumas associações do setor cervejeiro com o ACERVA – Associação dos Cervejeiros Artesanais, é estimado que cada barril de cerveja produzido por uma cervejaria artesanal, requer entre 15 kWh e 22 kWh (quilowatts-hora) de eletricidade em média.

A definição de micro cervejaria é dada para as fábricas que tem capacidade de produzir até 200 mil litros de cerveja por mês, o que equivale a 4.000 barris de cerveja. Uma produção nessa escala pode chegar a gerar uma conta de energia de aproximadamente 72.000 kWh, o equivalente a R$60.000 considerando a média do preço da energia no Brasil.

Assim como as cervejas artesanais se espalharam aos quatro cantos do país, outro produto que tem sido alvo de grandes investimentos são os módulos de energia solar, com usinas fotovoltaicas sendo instaladas em larga escala.

Mesmo os principais concorrente das cervejarias artesanais como a AMBEV, que é conhecida por uma gestão agressiva que busca lucro máximo, está investindo na tecnologia. A multinacional já iniciou os investimentos em energia solar com a implantação de uma usina em Minas Gerais e outra no Rio de Janeiro e prevê que 100% das operações da empresa no Brasil sejam alimentadas pela fonte solar até 2025.

Outro tema que também está em destaque é a sustentabilidade, sendo discutida em praticamente todo o meio empresarial e nos meios de comunicação. Com os crescentes impactos do aumento das temperaturas globais, vários governos e empresas estão se posicionando para aderir práticas sustentáveis que auxiliem na redução das emissões de carbono das atividades empresariais.

Por que a energia solar mata duas sedes com um gole só?

Sabemos que a sustentabilidade é importante, mas ela não adianta de nada se não tiver um retorno financeiro envolvido, e é justamente aí que a energia solar se mostra uma solução eficaz.

Além de ser uma solução que agrega o valor de sustentabilidade por ser uma fonte de energia limpa e renovável, a energia solar fotovoltaica é uma declaração de independência aos custos com eletricidade.

Quando uma empresa passar a gerar a própria energia com as placas solares, ela passa a ter controle sobre os custos fixos que envolvem energia e permite ter previsibilidade sobre esse centro de custo. Além disso, as empresas se livram do monopólio de comprar energia apenas da concessionária de energia, sem condições de negociação, sujeito a tarifas altas e reajustes sistêmicos conforme as condições sistema elétrico nacional.

A verdade é que não importa o tamanho da sua operação. Se você produz cerveja em casa, em uma micro cervejaria ou em uma grande indústria, você pode reduzir os seus custos com eletricidade ao investir em uma tecnologia que vai gerar energia para você todos os dias, sem riscos e com baixíssimo custo de manutenção.

Com uma usina de energia solar a sua empresa fica mais sustentável e mais eficiente, passando a ter um consumo de energia inteligente, com previsibilidade e economia.

Quer saber como sua empresa pode se beneficiar dessas vantagens?

E-sol Brasil pode ajudá-lo na melhor escolha de energia solar para sua cervejaria, conseguimos analisar os números e descobrir o quão grande o retorno do seu investimento pode ser solicite um orçamento gratuito agora mesmo. Entre em contato com a E-sol Brasil para te ajudar planejar a sua transição para esse modelo de consumo de energia que está revolucionando o mundo inteiro.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×
Posts relacionados

Deixe um comentário

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×